5 melhores ferramentas de relatórios automatizados: como escolher?

A capacidade de compreender os dados em um formato digerível oferece uma vantagem competitiva para todas as empresas. Ferramentas automatizadas de relatórios tornam isso possível.

Ao procurar o melhor software de relatórios, é fácil combinar ferramentas de business intelligence e ferramentas de relatórios de dados. Em um esforço para deixar claro o que procurar, detalharemos os diferentes tipos de ferramentas analíticas e de relatórios.

Também compartilharemos cinco de nossas ferramentas de relatórios favoritas que vale a pena considerar.

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1. O que são ferramentas automatizadas de relatórios?

2. Quais são os tipos de ferramentas automatizadas de relatórios?

3. O que são relatórios versus ferramentas de Business Intelligence?

4. Quais são os benefícios das ferramentas de relatórios automatizados?

5. Quais são as melhores práticas de automação de relatórios?

6. Quais são os exemplos de relatórios automatizados?

7. Como escolher uma ferramenta automatizada de relatórios?

8. Quais são as melhores ferramentas de relatórios automatizados?

9. Considerações finais

O que são ferramentas de relatórios automatizados?

As ferramentas de relatórios automatizados são um tipo de software que organiza e estrutura seus dados de forma que você possa analisá-los. Ele extrai dados de fontes díspares e variadas e os organiza em gráficos, tabelas e visualizações de fácil compreensão.

As melhores ferramentas de relatórios automatizados oferecerão painéis personalizáveis ​​​​e uma maneira para cada parte obter o que precisa rapidamente. Para que as ferramentas de relatórios automatizados funcionem corretamente, elas devem ter acesso a dados limpos e precisos para que as informações e os insights sejam utilizáveis ​​e valiosos.

Quais são os tipos de ferramentas de relatórios automatizados?

As ferramentas de relatórios automatizados podem ser divididas em diferentes categorias com base em suas ofertas.

Aqui está uma olhada nos tipos:

1. Autoatendimento:

Ferramentas que permitem construir seus próprios relatórios com base nas informações disponíveis internamente.

2. Visualização:

Essas ferramentas representam dados e informações por meio de gráficos, tabelas e mapas. Seu principal objetivo é expressar visualmente os dados de maneira digerível.

3. Inteligência Empresarial:

As ferramentas de business intelligence são voltadas para fornecer insights acionáveis. Frequentemente, incluem elementos interativos.

4. Desempenho do aplicativo:

Esses tipos de ferramentas de relatório exibem dados sobre o desempenho de um aplicativo para ajudar a quantificar o ROI de um aplicativo.

5. Empresa:

As ferramentas de relatórios empresariais visam garantir altos níveis de segurança e personalização. Eles podem ser usados ​​para criar painéis e tabelas para exibir informações da empresa.

6. Relacionado a finanças:

O software de relatórios financeiros é centrado em análises e documentos financeiros, como balanços, demonstrações de resultados e demonstrações de fluxo de caixa.

7. Ferramentas baseadas em código:

As ferramentas de relatórios automatizados podem ser baseadas em código, o que concede ao usuário controle total sobre o sistema de relatórios e oferece a capacidade de personalizar tudo. A ressalva é que você precisa ter conhecimento de tecnologia e saber codificar, o que normalmente requer uma equipe de TI qualificada.

8. Código baixo/sem código:

Soluções com pouco ou nenhum código, como SolveXia, são rápidas de implementar, implantar e usar. Eles operam com a funcionalidade de arrastar e soltar e são uma solução pronta para uso que pode ser usada por qualquer pessoa, não importa o quão experiente em tecnologia ela seja ou não. Eles também podem ser integrados a sistemas existentes usando APIs.

9. Ferramentas do painel:

As ferramentas de dashboard estão ligadas às ferramentas de business intelligence e pretendem dar vida aos dados. Eles oferecem KPIs visuais e insights em tempo real.

O que são relatórios versus ferramentas de Business Intelligence?

Mencionamos brevemente que é fácil considerar ferramentas de business intelligence e ferramentas de relatórios automatizados como a mesma coisa. No entanto, é útil compreender suas principais diferenças.

As ferramentas de relatórios automatizados são normalmente limitadas em escopo para serem usadas para compilar relatórios e estruturar informações. O objetivo é ser capaz de identificar insights rapidamente.

Por outro lado, as ferramentas de business intelligence são mais robustas por natureza e podem lidar com múltiplas tarefas. Eles analisam e visualizam informações e têm o poder de extrair informações de vários sistemas de negócios para transformar dados em insights.

Quais são os benefícios das ferramentas de relatórios automatizados?

Se as ferramentas de relatórios automatizados têm limitações, você provavelmente está se perguntando se vale a pena investir nelas. Certamente são. Existem também soluções de software que fornecem relatórios automatizados junto com outras funções (ou seja, SolveXia, mas falaremos mais sobre isso mais tarde).

As ferramentas de relatórios automatizados facilitam:

  • Obtenha insights de dados brutos rapidamente
  • Agilize o processo de relatório
  • Crie relatórios personalizados com base em parâmetros especificados
  • Acesse e visualize relatórios

Todos esses benefícios se unem para tornar a tomada de decisões mais forte. Ao usar dados, sua equipe pode ficar tranquila sabendo que cada decisão é uma decisão informada, e não uma suposição. Em ambientes empresariais, ter insights para processos de tomada de decisão pode acabar economizando tempo e dinheiro, protegendo sua reputação, cumprindo conformidade e regulamentações e reduzindo erros.

Quais são as melhores práticas de automação de relatórios?

Ao iniciar a automação de relatórios ou procurar aproveitar ao máximo o software que você já usa, é ótimo seguir um conjunto de diretrizes e recomendações.

Considere estas práticas recomendadas:

1. Defina um objetivo

Comece determinando o que você deseja obter com um relatório. Pense em qual é o seu objetivo geral: você está procurando melhorar a satisfação do cliente? Você quer aumentar a eficiência? Fazer essas perguntas é o que permitirá que você saiba o tipo de relatório automatizado de que precisa.

2. Considere KPIs

Pense em que tipo de indicadores-chave de desempenho responderão às suas perguntas ou o ajudarão a atingir seus objetivos. Ao automatizar relatórios, você poderá personalizar painéis e recursos visuais, para poder incorporar todos os KPIs que deseja medir.

3. Discuta a frequência

Descubra com que frequência você precisará automatizar os relatórios. Por exemplo, os relatórios operacionais são normalmente executados diariamente ou semanalmente porque tratam das operações diárias. Por outro lado, os relatórios estratégicos podem exigir um pouco mais de tempo para tirar conclusões.

4. Utilize tecnologia avançada

A maioria das ferramentas de relatórios automatizados inclui tecnologias avançadas como inteligência artificial e aprendizado de máquina. Aproveite essas tecnologias para agilizar suas necessidades de relatórios.

5. Alinhe ferramentas de relatórios automatizados

Escolha ferramentas que façam sentido para as necessidades do seu negócio. Pense também nas metas de longo prazo, porque você pode precisar apenas de uma ferramenta de relatórios automatizados agora, mas uma ferramenta de business intelligence com recursos adicionais pode ser melhor para o seu negócio à medida que você cresce.

Quais são os exemplos de relatórios automatizados?

Os relatórios automatizados ajudam as empresas de todos os setores verticais a agilizar a tomada de decisões e alcançar eficácia operacional.

Para gestão e estratégia financeira, as empresas utilizam relatórios automatizados para adquirir painéis financeiros com uma variedade de KPIs. Por exemplo, você pode obter uma visão rápida e em tempo real do capital de giro, da variação do orçamento e dos ciclos de conversão de caixa. Com acesso a dados em tempo real em formato visualizado, você poderá detectar quaisquer problemas antecipadamente.

Em um ambiente de negócios cada vez mais centrado no cliente, a satisfação do cliente está sempre em primeiro lugar. As equipes de suporte ao cliente podem aproveitar o software de relatórios automatizados para acompanhar os KPIs de atendimento ao cliente, como números de problemas e tempos de resposta.

Como escolher uma ferramenta de relatórios automatizados?

O valor das ferramentas de relatórios automatizados é inegável. Ao pesquisar a ferramenta mais adequada para sua empresa, aqui está uma lista de itens que vale a pena considerar:

  1. Interface de usuário: Os relatórios são visualmente atraentes e fáceis de entender?
  1. Usabilidade: Existe uma curva de aprendizado acentuada ou o software é intuitivo?
  1. Costumização: Você pode personalizar relatórios de acordo com a necessidade e o visualizador?
  1. Escalabilidade: O software será capaz de se adaptar às necessidades do seu negócio e aumentar a frequência dos relatórios?
  1. Abastecimento: Como o software se conecta aos sistemas existentes e é capaz de extrair dados de diversas fontes?
  1. Procurando: Você consegue pesquisar em linguagem técnica e não técnica para encontrar o que precisa?
  1. Valor: Compare o custo com o valor que o software proporcionará ao seu negócio.

Quais são as melhores ferramentas de relatórios automatizados?

Mantendo esta lista de considerações em mente, vamos dar uma olhada em cinco ferramentas de relatórios automatizados altamente elogiadas e populares entre vários tipos de negócios.

1.Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta de relatórios gratuita e amplamente popular. Os usuários podem integrar um código de rastreamento do Google Analytics em seus sites para que a ferramenta de relatórios possa coletar dados sobre solicitações HTTP, sistemas operacionais, cookies e navegadores dos usuários.

Dentro de 24 a 48 horas, o Google Analytics preenche relatórios para ajudar as empresas a rastrear KPIs específicos. Por exemplo, o Google Analytics pode informar quantas visualizações de página seu site obteve, dados demográficos dos usuários, taxas de rejeição e muito mais. O Google Analytics tem um limite de 10 milhões de acessos por mês para a versão gratuita.

2. Estúdio de dados do Google

Google Data Studio é outro tipo de software de relatórios gratuito que permite aos usuários criar e configurar painéis interativos. Ele fornece uma galeria de modelos para construir relatórios. Por mais útil que seja a ferramenta, não há suporte oferecido oficialmente, então você terá que descobrir por conta própria ou em fóruns online.

3. SolveXia

SolveXia é uma ferramenta de software de automação financeira analítica humana que oferece múltiplas funções, incluindo relatórios automatizados. SolveXia elimina a necessidade de trabalho tedioso e manual, preparando dados e criando relatórios especificamente para equipes financeiras e líderes empresariais.

O software é capaz de automatizar processos como reconciliações, análise de despesas, gerenciamento de descontos e relatórios regulatórios, para citar alguns. Com o SolveXia, as empresas podem eliminar silos de dados, aumentar a visibilidade do processo e fornecer tomadas de decisão informadas com uma solução de baixo código/sem código.

4. Power BI

O Power BI da Microsoft é uma ferramenta de business intelligence e análise que também automatiza relatórios. Tem como objetivo a visualização de dados de marketing e também pode ser utilizado como software de relatórios de gerenciamento de projetos. O Microsoft Power BI integra-se com conectores gratuitos e fontes de dados em nuvem.

5. Quadro

O Tableau aproveita a inteligência artificial e o aprendizado de máquina para oferecer análise de dados de marketing. Sua plataforma analítica pode ser usada para previsões de negócios e estratégias baseadas em dados. Assim como o SolveXia e o Power BI, o Tableau pode ser integrado a diversas fontes de dados.

Considerações finais

Ferramentas automatizadas de relatórios transformam dados brutos em insights e informações valiosas. Em todos os setores, as organizações contam com essas ferramentas poderosas para tomar decisões, agilizar processos e maximizar a eficiência.

Ao escolher a melhor ferramenta de relatórios automatizados para suas necessidades, lembre-se de considerar seus objetivos gerais, o escopo dos relatórios desejados e a experiência geral do usuário do próprio software.

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