Se você tem acompanhado a ascensão da inteligência artificial no meio empresarial deve ter percebido que essa tecnologia vem desempenhando um importante papel no crescimento de negócios, certo? Isso porque a integração de estratégias com IA está tornando as companhias mais competitivas, eficientes e produtivas.
O relatório Zendesk CX Trends mostra que 72% dos líderes de empresas têm a expansão do uso de IA na experiência do cliente como prioridade, reforçando a importância desse investimento para acompanhar a evolução do mercado atual.
Será que a sua companhia está preparada para vencer essa disputa e se destacar?
Neste post, explicamos o que significa integração de estratégias com IA e qual a importância desse movimento. Também mostramos o que ela pode fazer pelo seu empreendimento, vantagens e desafios, além de exemplos práticos com possibilidades de aplicação dessa tecnologia no dia a dia da sua empresa.
O que significa integração de estratégias com IA?
A integração de estratégias de IA se refere a aplicação da inteligência artificial aos processos empresariais, visando acompanhar a transformação digital e potencializar o desempenho da companhia, para, assim, entregar mais qualidade aos clientes.
Otimizar tais resultados requer o uso de diversas tecnologias associadas à inteligência artificial pelas organizações, como machine learning, deep learning, processamento de linguagem natural (PLN) etc.
Logo, a integração de estratégias com IA envolve a incorporação de tais elementos no dia a dia do empreendimento, favorecendo a inovação e a produtividade, além de torná-lo mais competitivo e resiliente diante dos desafios impostos pelo mercado.
Qual a importância da integração de estratégias com IA nas organizações?
A transformação digital veio para mudar as regras do jogo, trazendo inovação e elevando a performance em diversas áreas das organizações. O resultado disso é um aumento da eficiência, melhora na produtividade e otimização de processos.
Assim, o espaço para as companhias que se limitam a fazer apenas o básico está cada vez mais escasso. Vai chegar o dia em que elas começarão a perder clientes para concorrentes que integram estratégias de IA em seu modelo de negócios — se é que isso já não está ocorrendo. É uma questão de tempo para entrar em declínio.
Portanto, é preciso se modernizar, investindo em tecnologias emergentes para se destacar no mercado e oferecer aquilo que os clientes buscam. Aliás, fazer mais do que eles esperam, superando suas expectativas e conquistando sua lealdade.
Como usar IA nos negócios? 5 exemplos de aplicações práticas
Há várias maneiras de fazer a integração de estratégias eficazes de IA para empresas. Para que você tenha uma noção das possibilidades, preparamos alguns exemplos práticos de implementação de IA nos negócios. Confira:
- Automação de processos – uma das aplicações mais comuns da IA, permite automatizar atividades burocráticas e repetitivas, tornando os processo mais ágeis e dinâmicos, ao mesmo tempo que libera os agentes humanos para se dedicarem a ações de maior impacto para a organização;
- Personalização da jornada do cliente – relevante para a experiência do cliente, a personalização com IA pode ser aplicada tanto no atendimento quanto na criação de produtos e serviços alinhados às preferências e necessidades do consumidor;
- Análise de dados – outra vantagem da inteligência artificial é a sua capacidade de processar grandes volumes de informações. Isso permite identificar padrões e obter insights valiosos para uma tomada de decisão mais assertiva;
- Previsão de cenários futuros – com base nos padrões identificados, a IA permite antecipar eventos futuros, o que ajuda a encontrar oportunidades únicas de negócio, bem como se preparar para as oscilações do mercado, mitigando riscos;
- Aumento da performance geral da companhia – da automatização à otimização da tomada de decisão, a IA contribui ativamente para melhorar processos, tornando a atuação da empresa mais estratégica, o que ajuda a reduzir custos e a torna muito mais competitiva.
9 principais vantagens da inteligência artificial para as empresas
Como vimos até aqui, a integração da IA na estratégia de negócios da sua empresa pode gerar diversos benefícios, certo? Para reforçar as principais vantagens da inteligência artificial para as organizações, preparamos uma lista:
- modernização e otimização de processos;
- aumento da performance e da produtividade;
- redução de custos;
- personalização da jornada do consumidor;
- melhora na qualidade do atendimento;
- aumento na satisfação e fidelização dos clientes;
- ajuda a prever as oscilações do mercado e mitigar riscos;
- aumento da competitividade;
- ampliação da lucratividade.
3 maiores desafios da inteligência artificial no meio corporativo
Apesar de todo o seu potencial, as tecnologias baseadas em IA ainda precisam superar muitos obstáculos que são inerentes ao mercado moderno.
O primeiro desafio enfrentado pela inteligência artificial envolve segurança e privacidade. Isso porque todo o seu funcionamento, desde o treinamento dos algoritmos até a sua implementação e operação, se dá a partir de dados, que precisam ser tratados com ética e transparência, garantindo sua segurança.
Isso nos leva ao segundo desafio, que envolve questões éticas e morais. Afinal, existe o risco de o algoritmo perpetuar vieses e preconceitos da sociedade, tendo em vista que são desenvolvidos e treinados por nós, seres humanos.
E o terceiro desafio está na resistência de líderes e na necessidade de mão de obra especializada para operar tais sistemas.
Por se tratar de algo relativamente novo, é comum que nem todos estejam acostumados a essa tecnologia. Daí a importância de investir em ferramentas otimizadas, fáceis de implementar e de operar.
Exemplos de estratégias eficazes de IA para empresas
Exemplos de casos práticos de IA bem-sucedidos não faltam. Que tal vermos algumas possibilidades de aplicação dessa tecnologia na sua empresa?
Ao aplicar IA no marketing, por exemplo, é possível reunir informações sobre o perfil dos clientes para criar estratégias mais direcionadas para cada público, além de contribuir com a criação de conteúdos personalizados.
No setor de RH, a IA pode ser usada para analisar grandes bancos de dados em busca de profissionais com habilidades compatíveis com o que a companhia busca.
Já no atendimento ao cliente temos os famosos chatbots, responsáveis por otimizar o suporte ao consumidor, conferindo mais agilidade e eficiência às rotinas do setor.
Sem falar nas inúmeras possibilidades de automação, que vão de rotinas simples, como acender as luzes em um determinado horário, até atividades mais complexas, como identificar padrões em uma base de dados para obter insights de negócios.
Que tal fazer a Implementação de IA nos negócios da sua empresa hoje mesmo?
Atualmente, vivemos o grande “boom” da expansão da inteligência artificial que, nos últimos anos, se tornou a “tecnologia da moda”. Pois saiba que tal fama é merecida, tendo em vista todo o seu potencial para a inovação que nos permite superar limites.
Um grande exemplo é o uso de machine learning e deep learning nas organizações, viabilizando uma análise aprofundada de dados em busca de padrões e insights.
Casos práticos de IA bem-sucedidos não faltam e a sua empresa também pode se tornar um deles! Então, reúna a sua equipe, debata este assunto e busquem formas eficientes de fazer a integração de estratégias de IA ao seu modelos de negócio.
Quer ver na prática como a IA pode contribuir com a sua companhia? Você pode começar fazendo um teste gratuito no sistema da Zendesk, que possui uma IA poderosa, focada em atendimento ao cliente, que certamente vai te surpreender.