Um negócio sustentável é aquele cujas atividades são definidas para serem realizadas de maneira a não impactar, ou impactar o mínimo possível, a vida das pessoas e o meio ambiente. O objetivo é garantir o funcionamento da empresa, mas protegendo a natureza e a sociedade ao mesmo tempo.
A sustentabilidade empresarial está diretamente relacionada à adoção do conceito ESG, sigla para o termo em inglês environmental, social and governance, que traduzindo para o português significa ambiental, social e governança.
Porém, não basta os gestores garantirem boas práticas ESG na empresa se os demais agentes necessários para o funcionamento da companhia não fizerem o mesmo, a exemplo dos fornecedores.
Assim, um negócio só é considerado sustentável quando todos os parceiros comerciais atuam da mesma forma. É por isso que a contratação de fornecedores reflete na implementação desse conceito.
Quer entender melhor? Basta continuar a leitura deste artigo!
O que é um negócio sustentável?
Um negócio sustentável é aquele no qual as atividades necessárias para o funcionamento são realizadas sem afetar negativamente, ou afetando o mínimo necessário, a natureza e a sociedade. Para conseguir esse resultado, são adotadas políticas, processos e formas de trabalho alinhados, principalmente, às práticas ESG.
ESG é um conceito que incentiva os gestores a definirem para suas empresas fluxos operacionais que ajudam a proteger o meio ambiente e a vida humana. Nesse contexto também estão incluídas também questões sociais e de transparência gerencial.
Como exemplo de sustentabilidade empresarial, podemos citar companhias que zelam por:
- uso eficiente de bens como água e energia elétrica;
- redução do nível de emissão de gás carbônico;
- preservação da biodiversidade;
- garantia de atendimento aos direitos humanos;
- segurança e proteção de dados;
- responsabilidade fiscal;
- ética empresarial;
- compliance;
- entre outras boas práticas,
Como alcançar a sustentabilidade empresarial? 7 dicas
Algumas dicas que podemos dar para ajudar você a tornar o seu negócio sustentável são:
- avalie o impacto das atividades da sua empresa na sociedade e na natureza;
- sobre essa avaliação, identifique os pontos negativos que devem ser eliminados, e os que precisam ser melhorado para manter a continuidade das operações;
- defina e implemente uma cultura sustentável, que consiste em conscientizar funcionários e parceiros comerciais, com os fornecedores, sobre as medidas adotadas;
- aprimore outras frentes de atuação, como logística, gestão de resíduos, gerenciamento de desperdício, e atividades que não estão diretamente relacionadas ao produto/serviço principal;
- busque certificações que comprovam o comprometimento da sua empresa com práticas sustentáveis, a exemplo das ambientais e de qualidade;
- revise os processos periodicamente, para garantir que tudo esteja sendo executado como o definido e também para adequar as atividades às mudanças de leis e normas;
- traga para a sua rede de abastecimento somente fornecedores sustentáveis.
Qual a relação entre gestão de fornecedores e negócio sustentável?
Uma gestão de fornecedores eficiente é um dos caminhos para a construção de um negócio sustentável. Isso acontece porque a escolha errada desses parceiros eleva os riscos ambientais, de conformidade, jurídico e de imagem da sua empresa.
Para ficar mais clara essa relação, usaremos um exemplo. Imagine uma companhia que contratou um fornecedor que realiza desmatamento ilegal. Esse comportamento não foi identificado antes da assinatura do contrato, pois o time de compras e procurement não fez as análises necessárias para aprová-lo.
Essa postura inadequada só é identificada quando a empresa contratante foi autuada para prestar esclarecimentos sobre os motivos de usar matéria-prima extraída dessa forma.
Já dá para ter uma ideia dos problemas que isso pode causar, concorda? Além dos gastos para lidar com questões jurídicas, pagamento de multas e afins, há também a perda de credibilidade junto aos stakeholders, levando ao comprometimento da imagem e da reputação da marca, e a mais perdas financeiras.
Por motivos como esses que, logo no início deste artigo, dissemos que para um negócio ser considerado sustentável é preciso que todos os relacionados às suas atividades atuem da mesma forma.
Como formar uma rede de fornecedores sustentáveis?
A melhor forma de evitar problemas como os que acabamos de citar é trazendo para a sua rede de abastecimento somente fornecedores sustentáveis, que são aqueles comprometidos em trabalhar baseados em métodos e processos focados em responsabilidade socioambiental.
Entram para esse grupo as empresas fornecedoras que também implementaram o conceito ESG em suas rotinas. Por conta disso, seus fluxos garantem o cuidado com o meio ambiente e com a vida humana, e suas gestões são transparentes e conforme o determinado por leis e normas.
Pensando em como encontrar parceiros comerciais com esse perfil? Uma boa maneira é, ao criar o cadastro fornecedores da sua companhia, incluir critérios e exigências relacionadas à sustentabilidade empresarial.
É possível exigir, por exemplo, a apresentação de certificados e selos ambientais, bem como relatórios com os resultados das práticas ESG adotadas.
A ideia, portanto, é durante o processo de homologação de fornecedores garantir essa identificação, evitando problemas e surpresas futuras.
Quais as vantagens de contratar fornecedores sustentáveis?
Ao trabalhar com fornecedores que atuam da mesma forma que a sua empresa — ou seja, que se preocupam com a sustentabilidade das atividades que realizam — é possível obter vantagens como:
- mitigação de riscos, como os jurídicos, ambientais, de conformidade e financeiro;
- melhorar a imagem e preservar a reputação da marca;
- despertar o interesse de investidores;
- melhorar o relacionamento com funcionários e outros parceiros comerciais;
- tornar os produtos e/ou serviços oferecidos mais interessantes para os público-alvo;
- se destacar dos concorrentes e, com isso, conquistar mais espaço no mercado de atuação.
Porém, para usufruir de todos esses benefícios, o primeiro passo é homologar corretamente os fornecedores. Somente submetendo-os a essa análise é possível confirmar se são realmente sustentáveis e quanto estão alinhados ao que a sua empresa acredita e pratica.
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