Contabilidade de Comissão de Vendas: Guia para ASC 606

A contabilidade da comissão de vendas tem seu quinhão de regras. Se você deseja entender melhor o tratamento contábil de comissões de vendas ou como calcular a receita de comissões usando soluções de automação, você está no lugar certo.

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Neste artigo, responderemos a perguntas básicas como “O que é receita de comissões?” e, em seguida, observe o reconhecimento de receita para receitas de comissões para garantir que seus livros sempre reflitam com precisão as vendas e comissões de sua equipe.

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1. O que são comissões de vendas?

2. Como registrar comissões de vendas na contabilidade?

3. Como registrar as comissões de vendas como despesa?

4. Como registrar as comissões de vendas como receita?

5. Qual é o impacto do ASC 606 nas comissões de vendas?

6. Por que a necessidade do Regulamento ASC 606 sobre comissões de vendas?

7. Como estar preparado para o Regulamento ASC 606?

8. Excel vs Automação para Processamento de Comissões?

9. Resultado final

O que são comissões de vendas?

As comissões de vendas referem-se à remuneração paga pela realização de uma venda. Geralmente são uma porcentagem da venda que é adicionada ao salário base.

As comissões de vendas são uma ótima ferramenta porque servem para alinhar os incentivos tanto da empresa quanto do funcionário. Tanto o vendedor quanto a empresa se beneficiam com a geração de receita. Com as comissões de vendas, os vendedores podem obter mais controle sobre quanto ganham e seus esforços estão vinculados à remuneração.

Como registrar comissões de vendas na contabilidade?

Quando se trata de contabilizar comissões de vendas, a forma como você executa dependerá se você usa o regime de caixa ou o regime de competência.

Para fins deste artigo e do regulamento ASC 606, estaremos focados no método de competência. O regime de competência reconhece a receita quando ela é faturada e auferida, independentemente de quando o dinheiro é pago ou recebido.

Portanto, se o seu vendedor fizer uma venda hoje, mas só receber o cheque da comissão no dia de pagamento do próximo mês, você estará reconhecendo a receita no momento da venda deste mês.

Como registrar comissões de vendas como despesa?

As comissões de vendas são uma despesa relacionada às vendas e, como tal, são consideradas uma despesa operacional. Este é o caso se as vendas estiverem relacionadas com as atividades principais da empresa. Caso não façam parte das atividades fim, podem ser contabilizadas em “outras despesas”.

Na maioria dos casos, as despesas operacionais de uma comissão de vendas serão categorizadas em SG&A (vendas, gerais e administrativas).

As comissões de vendas são consideradas uma despesa se a sua empresa estiver pagando comissões a terceiros (ou seja, um vendedor). Se sua empresa está ganhando comissão, isso é considerado receita (abordaremos isso com mais detalhes na próxima seção).

Outra coisa importante a se observar é que as comissões de vendas nunca devem ser registradas como custo de um produto. Por último, como parte dos regulamentos contábeis ASC 606, você precisa correlacionar cada comissão a um cliente e pode ser capaz de amortizar a despesa.

Como registrar comissões de vendas como receita?

Quando uma empresa ganha uma comissão de vendas, isso é receita. Este pode ser o caso quando uma empresa realiza vendas em nome de outra empresa.

Se as comissões fizerem parte das operações principais da empresa, as comissões recebidas serão consideradas receitas operacionais. Se não fizer parte das operações principais, é registrado como outras receitas.

Tal como acontece quando as comissões são pagas, as comissões são registadas assim que são auferidas pelo regime contabilístico do acréscimo.

Qual é o impacto do ASC 606 nas comissões de vendas?

O Federal Accounting Standards Board (FASB) introduziu um padrão de reconhecimento de receita chamado ASC 606, que foi iniciado há alguns anos. Com o objetivo principal de criar uma forma comum de reconhecimento de receitas para contratos com clientes que aderem aos padrões internacionais, os regulamentos tiveram grandes efeitos na contabilização de comissões de vendas.

Juntamente com o impacto da conformidade, o regulamento exige que aqueles que contabilizam as comissões de vendas identifiquem e rastreiem as comissões com imenso detalhe.

Na verdade, gerenciar comissões em planilhas manuais não será suficiente. ASC 606 exige que as despesas de comissão sejam amortizadas ao longo da vida prevista do cliente quando o contrato for superior a um ano.

Você pode imaginar como isso pode se complicar rapidamente quando os dados são descentralizados, especialmente considerando que há previsões envolvidas. Além disso, quando uma nova venda é feita para o mesmo cliente, a equipe deve então descobrir se isso afetará a vida geral do cliente, afetando assim o cronograma de amortização.

Por que a necessidade do regulamento ASC 606 sobre comissões de vendas?

Você pode estar se perguntando por que o regulamento ASC 606 surgiu em primeiro lugar, porque parece complicar o processo de contabilização de comissões de vendas. Embora complique o processo manualmente, você pode utilizar uma solução de automação para torná-lo mais fácil novamente.

Antes desta regulamentação, as normas de reconhecimento de receitas para a contabilização de comissões de vendas não estavam alinhadas entre os princípios contabilísticos geralmente aceites (GAAP) dos Estados Unidos e as Normas Internacionais de Relato Financeiro (IFRS).

Em resposta, o FASB e o International Accounting Standards Board (IASB) criaram conjuntamente esta iniciativa para unir as normas contabilísticas a nível mundial.

Como estar preparado para o Regulamento ASC 606?

Para garantir que você esteja cumprindo a regulamentação ASC 606, há algumas considerações importantes a serem observadas.

As equipes de vendas e administradores de remuneração precisam estar conectados e comunicativos com as equipes de contabilidade e auditoria. Para começar, é importante documentar e padronizar os processos dentro da sua organização para lidar com a contabilização das comissões de vendas.

A partir daí, você vai querer dar uma olhada nestes fatores-chave:

1. Dados

Certifique-se de ter todos os dados necessários de vendas e comissões. Esses dados devem responder perguntas sobre a venda em si, valor da comissão, cronograma de amortização, expectativa de vida do cliente, etc.

2. Cálculos

Revise suas regras de cálculo para garantir que elas forneçam o nível de detalhe necessário para análise.

3. Relatórios

Seus dados podem ser facilmente transformados em relatórios e interpretados por quem não está diretamente envolvido no processo de contabilização de comissões de vendas?

4. Segurança

Seus dados estão sendo armazenados com segurança? Pode ser acessado por quem precisa de acesso? Existem dados históricos para referência para que você possa determinar com precisão a vida útil esperada de um cliente vinculado a qualquer comissão?

Estas são algumas das principais preocupações e necessidades que você precisará atender ao aderir ao regulamento ASC 606, sem ter que se aprofundar muito nos detalhes técnicos. As soluções de automação financeira cuidam de todas essas considerações para você.

Excel vs automação para processamento de comissões?

O Excel pode ser uma ferramenta poderosa, mas tem seu quinhão de limitações. E, à medida que os dados e o valor das comissões aumentam, mais complicado será cuidar disso por meio de planilhas.

Uma ferramenta de automação de dados pode gerenciar relatórios de comissões complexos em grande escala, sem sacrificar a precisão dos dados. As soluções de software permitirão que você calcule comissões de forma eficaz, melhore o relacionamento com sua equipe de vendas (e, por sua vez, com os clientes), simplifique a administração da contabilidade de comissões de vendas e facilite a execução de relatórios ou auditorias.

A contabilização das comissões de vendas torna-se simples com uma solução de automação. Ele fornece um sistema centralizado de dados seguros. A ferramenta será capaz de coletar dados de sistemas distintos, armazenar dados e transformá-los em relatórios e painéis de fácil compreensão para os usuários acessarem.

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O resultado final

Os regulamentos ASC 606 estão em prática há anos. Muitas organizações lutam com a contabilização das comissões de vendas, especialmente quando executam processos manualmente e tentam permanecer em conformidade.

Em vez disso, sua empresa pode aproveitar uma ferramenta de automação financeira que pode lidar com a contabilidade das comissões de vendas e aderir a todas as regulamentações, quer elas permaneçam as mesmas ou mudem com o tempo.

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