O que é análise e insights de dados: dicas avançadas

Você reconhece a importância da análise de dados e está na fase de implementação e uso. Mas, o que você pode fazer para obter os melhores insights de dados a partir das informações que possui? Essas dicas avançadas foram projetadas para mostrar o poder dos dados e tudo o que você pode obter ao abordá-los de forma metodológica e aproveitar soluções de automação para impulsionar seus negócios.

Dados são informações que normalmente são formatadas como números e texto. Existem dois tipos principais de dados, nomeadamente, qualitativos e quantitativos. Os dados quantitativos podem ser medidos numericamente e os dados qualitativos podem ser observados.

Os dados vêm de todos os locais diferentes, incluindo formulários que os usuários preenchem, comportamentos dos clientes por meio de ações realizadas em sites e aplicativos, informações de pesquisas, mensagens de texto e imagens, etc. decisões para alcançar seus objetivos.

Isso ocorre porque os dados podem ser usados ​​para obter insights do cliente sobre dados demográficos, comportamento do usuário, preferências e atividades. Também é usado para compreender o desempenho da equipe, o desempenho do produto, o desempenho da empresa e o desempenho financeiro. Nesse sentido, as empresas saberão onde alocar seus recursos, como dinheiro e tempo, para melhor atender seu público, e onde estão os riscos e as oportunidades.

A quantidade de dados coletados e armazenados cresce a cada segundo. Como tal, não só é importante aproveitar a análise para tornar os dados úteis, como também devem ser utilizadas ferramentas de automação para recolher, armazenar e organizar os dados para que se tornem úteis.

O que é análise?

Com todos os dados que você coleta e mantém, qual é o próximo passo para transformá-los em insights? É aqui que entram as análises, pois são modelos estatísticos e algoritmos matemáticos que ajudam a descobrir padrões e tendências em seus dados.

As ferramentas de automação podem ajudar a separar os dados em grupos. Também pode pegar dados não estruturados e ajudar a torná-los estruturados (organizados em categorias para que surjam padrões). Vejamos um exemplo do setor financeiro. Digamos que você seja um banco com muitas informações sobre seus clientes. Você precisará separar seus dados financeiros para avaliar sua capacidade de crédito para um empréstimo hipotecário, por exemplo. As ferramentas de automação podem ajudar a avaliar os comportamentos futuros esperados dos clientes com base nos padrões dos seus dados históricos.

Se você pensa em extrair insights de dados, pode imaginar uma estrutura piramidal, com dados na base. Os dados sobem na pirâmide através do processo analítico para chegar ao ponto superior, que são insights acionáveis. Como você sabe, uma pirâmide é mais expansiva na parte inferior. Assim como os dados, existem muitos deles, mas nem todos são incapazes de gerar insights. Assim, o processo analítico irá filtrar e organizar os dados importantes para chegar aos insights que você precisa.

O que são insights?

Insights são o que prova ser valioso para sua organização a partir do processo de dados e análise. Os insights podem ser equiparados a tudo o que foi aprendido, que pode então ser aplicado por meio de decisões e estratégias de negócios.

Os insights podem identificar áreas que precisam de melhorias em seu negócio ou podem ser novas informações que ajudarão a liderar o caminho para o crescimento. Em termos práticos, você pode usar insights para alocar fundos para uma nova campanha de marketing ou construir um novo produto porque provou que há necessidade disso.

Quando se trata de coletar insights, você deseja que isso aconteça imediatamente. O processamento de grandes quantidades de dados e a execução de análises podem ser feitos com a ajuda de inteligência artificial e soluções de automação como o SolveXia. SolveXia transformará seus dados em relatórios automatizados em tempo real para que você possa tomar decisões rápidas e ágeis, apoiadas em dados.

A Conexão – Obtendo Insights Acionáveis

Assim como nem todos os dados são criados; da mesma forma, nem todos os dados são igualmente úteis para criar insights acionáveis. No entanto, existem muitas características dos insights que os tornam acionáveis. Veja como você pode aproveitar os dados certos para criar as respostas que procura.

  • Alinhamento: Você deseja ter certeza de medir dados que sejam relevantes e alinhados aos seus objetivos de negócios. Uma maneira de fazer isso é primeiro definir suas metas e objetivos de negócios. Em seguida, você pode escolher indicadores-chave de desempenho (KPIs) ou métricas para medir que estejam diretamente alinhadas com essas metas de negócios. Você quer ter certeza de medir os aspectos que estão sob seu controle e em áreas nas quais você pode se concentrar se precisar fazer alterações. Por exemplo, se quiser aumentar a receita em 10%, você precisará se concentrar na medição das vendas mensais.
  • Contexto: Os insights dos dados dependem de seu contexto com outros dados. Para ilustrar, se você está tentando aumentar as vendas, precisa avaliar suas vendas futuras em relação às vendas das semanas anteriores. Se você acabou de implementar uma nova campanha publicitária de marketing e as vendas não mudaram em relação à semana anterior, o contexto mostraria que algo não está funcionando e o levaria a tomar medidas para mudar a campanha de marketing.
  • Relevância: Embora os dados não mintam, a interpretação das informações pode estar repleta de subjetividade. Por esse motivo, os dados devem ser direcionados à pessoa certa, no momento certo. Os tomadores de decisão precisam de dados e insights em tempo real para que as soluções de automação possam fornecer relatórios automatizados aos executivos de alto nível prontamente.
  • Especificidade: Você precisa saber por que algo ocorreu, e não apenas que aconteceu. Se você perceber que as vendas aumentaram aleatoriamente, isso pode parecer suspeito ou estar nas mãos de uma fraude. É por isso que os insights são mais úteis quando são específicos e completos.
  • Novidade: A coleta de dados e práticas analíticas pode ser iterativa e infinitamente repetitiva. Este é um grande motivo pelo qual a automação robótica de processos é uma solução perfeita para big data. Dito isto, o surgimento de novos insights pode ser emocionante porque pode despertar uma curiosidade específica. Isto permitirá que as pessoas se envolvam e façam perguntas, tendo um interesse genuíno no que está por trás da mudança nos dados.
  • Clareza: Como qualquer informação, ela só pode ser utilizada se for adequadamente compreendida. É aqui que a comunicação e as representações visuais podem ser úteis. As ferramentas e mensagens corretas de visualização de dados devem ser enviadas às pessoas certas para que os insights levem à ação adequada.

Análise para uma meta de negócios

As empresas usam análise de dados para atingir seus objetivos. A análise pode ser usada para ajudar a atingir qualquer objetivo de negócios, seja aumentar a receita, aumentar a retenção de clientes, detectar fraudes antecipadamente, aderir a regulamentos de conformidade e assim por diante.

Ferramentas de automação e análise de dados como SolveXia ajudam você a atingir metas de negócios, respondendo a perguntas sobre por que um determinado plano de ação está ou não funcionando. Os métodos analíticos podem dizer o que aconteceu no passado, mostrar o status atual das operações e ajudá-lo a prever o futuro. Todas essas análises o ajudarão a tomar decisões bem informadas para atingir seus objetivos de negócios.

Como transformar dados e análises em insights acionáveis

Mover a análise de dados para insights acionáveis ​​requer uma combinação de intervenção humana e soluções automatizadas. Na linha da frente, os seus recursos humanos podem unir-se para definir quais são os seus objetivos e escolher o que medir. Em seguida, você pode permitir que as ferramentas de automação façam o trabalho pesado e o trabalho nos bastidores para fornecer as informações necessárias para agir.

Encontre sua inspiração

Meça as coisas certas: Quando você tiver seus objetivos definidos, poderá debater o que precisa ser medido. Cada negócio é diferente, portanto, as medidas precisam estar diretamente alinhadas para que você atinja seu objetivo.

Faça as perguntas certas: Faça as perguntas certas para as pessoas certas. Isso significa envolver sua equipe e também incluir as partes interessadas.

Faça sua lição de casa

Use a segmentação para impulsionar a ação: Divida seu público com base em dados para que você possa atender diretamente a eles suas necessidades personalizadas.

Use visualizações claras para transmitir uma mensagem: Olhar para um monte de números sem uma história pode causar confusão. Certifique-se de escolher as ferramentas de visualização corretas para ajudar as partes interessadas e os tomadores de decisão a entender o que precisa ser feito.

Descubra o contexto: Como um arquiteto, você cria seus insights conforme necessário. Você pode filtrar, agrupar e classificar informações com base em seu contexto e relação com o objetivo do negócio.

Visualizar

Esteja esteticamente atento: Ninguém quer olhar para um relatório confuso. Com uma ferramenta de automação como o SolveXia, você não precisa ser um designer para criar um relatório visualmente atraente. Em vez disso, você pode usar a biblioteca de modelos e personalizá-los conforme necessário.

Crie um plano de otimização

Concentre-se nas tendências, não nos dados: Para agir, você não pode ficar muito preso aos pequenos detalhes dos pontos de dados. Em vez disso, você pode visualizar tendências gerais (especialmente quando elas mudam de direção em pontos de inflexão).

Compare intervalos de tempo: Ao dividir os insights com base semanal ou mensal, certifique-se de medir os mesmos intervalos de tempo. Por exemplo, cada mês tem uma quantidade diferente de dias, então você deve contabilizar isso.

Procure relacionamentos fortes: Com base nos padrões que você vê, você pode criar uma hipótese sobre por que algo está acontecendo do jeito que está.

Experimente diferentes perspectivas: Integre fontes de dados e pessoas para obter novas perspectivas sobre as informações que você obtém dos dados.

Seja cético

Divida os silos organizacionais: Antes de agir com base nos dados, certifique-se de que eles sejam precisos e contem a mesma história sempre que você executar um modelo. Com a entrada e o armazenamento manual de dados, você corre o risco de ter silos organizacionais e informações perdidas. É por isso que as ferramentas de automação podem extrair dados de diversas fontes e garantir sua veracidade antes de usá-los para obter insights analíticos.

Contrate pessoas inteligentes: A automação e a análise não eliminam o uso de pessoas. Em vez disso, aumentam a capacidade da sua equipe de torná-la mais forte e informada. Sempre contrate pessoas de mente aberta, versadas e capazes de pensar criticamente sobre os insights que têm diante de si.

Construa uma cultura de dados/melhoria contínua

Como as organizações obtêm novos dados todos os dias, o processo de análise de dados e utilização de insights não tem um ponto final. Em vez disso, você precisa construir uma cultura que funcione e se ajuste facilmente de acordo com o que os dados dizem.

Isso pode trazer alguma resistência, mas não é necessário. Você pode envolver sua organização para operar dessa maneira se ensinar os benefícios do uso da automação de dados. Uma equipe pode comprar melhoria continua mais rapidamente se você puder:

  • Vincule o desempenho às métricas: Ao atribuir funções e responsabilidades, o trabalho pode ser avaliado com base em métricas. Comunique como o sucesso será medido e quais KPIs refletirão o desempenho.
  • Remova barreiras aos dados: Com um sistema centralizado de dados, você pode conceder controles de acesso a quem precisa utilizar os dados e informações. A remoção de silos e barreiras promove uma cultura de transparência e colaboração.
  • Use painéis para cumprir agendas: Tudo o que é medido pode ser gerenciado. Ao definir suas metas de negócios, você pode criar e personalizar painéis para medir continuamente tudo relacionado à meta. Dessa forma, você sempre poderá ver se está caminhando para o sucesso ou se precisa mudar de rumo.

Deixe as ferramentas de automação fazerem o trabalho

Não se pode exagerar o quão essenciais as ferramentas de automação são quando se trata de insights e análises de dados. Embora as pessoas possam gerenciar os dados manualmente, eles estão repletos de erros e se tornam oportunos e complicados. E, com o big data, são necessárias ferramentas de automação para realizar análises em tempo real. Simplesmente não há outra maneira de fazer isso com tanta velocidade e eficiência.

Ferramentas de automação como as do SolveXia incluem:

  • Dados de alto valor: Ajuda a coletar os dados corretos dentro do contexto.
  • Modelagem e análise: Execute modelos continuamente e aproveite os benefícios da análise imediatamente.
  • Visualização (painéis em tempo real): Painéis em tempo real fornecem uma maneira fácil de visualizar o que está acontecendo a qualquer momento.
  • Comunicando: Os relatórios podem ser automatizados e enviados às respectivas partes interessadas na frequência determinada.
  • Controles de processo e acesso: Os dados permanecem seguros e protegidos. Você pode estabelecer controles de acesso e monitorar quem vê quais informações. Os processos podem ser automatizados para otimizar fluxos de trabalho e eliminar a possibilidade de gargalos.
  • Trilhas de auditoria: Tudo o que acontece no sistema vem com um registro correspondente. Cada edição também é registrada, portanto, as trilhas de auditoria são fáceis de extrair e compartilhar. Diga adeus ao risco de conformidade.

Existem muitos estudos de caso por aí para ajudá-lo a ver como as ferramentas de automação podem fornecer insights de dados acionáveis ​​rapidamente!

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